A
décima quinta edição do concurso nacional do Museu da Imprensa de Desenho,
Redação, Poesia e Monografia já está com inscrições abertas. O certame
distribuirá este ano 30 mil reais em prêmios a estudantes de todos os níveis de
ensino, regularmente matriculados em escolas públicas e particulares de todo o
País. Os vencedores ganharão prêmios em caderneta de poupança, oferecidos pela
Caixa Econômica Federal.
Nesta
edição do tradicional concurso é destacada (na categoria Redação – Ensino
Fundamental/6º ao 9º ano) a importância do jornalismo na defesa do Estado
democrático, por proporcionar a transparência dos atos oficiais, representada
pelos 150 anos do Diário Oficial da União – a serem comemorados no próximo dia
1° de outubro. Destaque também na categoria Monografia (Ensino Superior) para o
jornalismo alternativo que, na ditadura, apoiou a sociedade, atuando
corajosamente na defesa do regime democrático.
Completam
o painel de temas os trabalhos (Desenho – Ensino Fundamental) sobre o Museu da
Imprensa e uma reflexão (para os estudantes do Ensino Médio,
categoria Poesia/1º ao 3º ano) a respeito do jornal impresso diante do
jornal virtual.
Como
forma de incentivo, o professor indicado em cada um dos trabalhos dos alunos
vencedores em 1º, 2º e 3º lugares, exceto na categoria Monografia, será
premiado com uma caderneta de poupança da Caixa Econômica Federal, no valor de
R$ 700,00. A premiação dos alunos é a seguinte:
Categoria
|
1º
lugar
|
2º lugar
|
3º lugar
|
Desenho
|
1.800,00
|
1.200,00
|
850,00
|
Redação
|
2.100,00
|
1.300,00
|
950,00
|
Poesia
|
2.800,00
|
1.700,00
|
1.000,00
|
Monografia
|
6.000,00
|
4.000,00
|
-
|
O
certame é uma iniciativa da Imprensa Nacional, órgão vinculado à Casa Civil da
Presidência da República. Além de despertar nos estudantes o interesse pela
visitação a museus e instituições históricas, o objetivo do concurso é
estimular os trabalhos de pesquisa, nas instituições de ensino de todo o país,
acerca dos 150 anos do Diário Oficial da União e da importância dos jornais
alternativos, bem como dos jornais virtuais ou impressos, numa abordagem
histórica e atual.
0 comentários:
Postar um comentário