domingo, 10 de fevereiro de 2013

ESTADO TAMBÉM QUER REDUZIR ANO LETIVO EM DOIS MESES


No dia seguinte ao anúncio do secretário da Educação de Fortaleza, Ivo Gomes, de um pacto para reduzir em dois meses o ano letivo de 2012 de 285 escolas da rede pública e intensificar o próximo período para repor o conteúdo, a secretária de Educação do Estado, Izolda Cela, sinalizou que estuda adotar a mesma medida em pelo menos 52 escolas estaduais na Capital.
Com previsão de encerramento das aulas do ano letivo de 2012 em 4 de abril, Izolda planeja antecipar o final do período para 28 de fevereiro, seguindo o calendário proposto pelo secretário municipal da Educação. A ideia é que as redes municipal e estadual estejam integradas. Izolda considera também ampliar a carga horária em uma hora/aula, solução indicada no “Pacto de Responsabilidade Social e Pedagógica Pelos Estudantes da Rede Pública de Fortaleza”, que foi assinado por entidades como Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
“É uma medida semelhante tomada em um momento de excepcionalidade. Esse pacto tem sido alvo de muita discussão e análise e tem sido intensamente aprovado. É um elemento organizador do sistema de ensino”, detalhou a titular da Seduc.
Para recuperar o conteúdo dos meses suprimidos, Izolda explicou que haverá um planejamento voltado para o reforço da carga horária dos alunos por meio de atividades pedagógicas de contra-turno, com foco nas disciplinas de português e matemática. Além disso, serão incrementados programas já existentes na Seduc, como atividades de reforço de estudo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além das 52 escolas, “há seis que precisam ser estudadas com mais atenção. Elas têm um tempo maior de atraso. Nelas também vai haver uma intervenção”, acrescentou Izolda.
O Povo

0 comentários:

Postar um comentário