quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ESTUDANTES CEARENSES PREMIADAS EM BRASÍLIA

Duas alunas de uma mesma escola pública no Ceará foram agraciadas pela autoria de poemas e memórias


Brasília. Duas estudantes cearenses saíram vencedoras da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O evento de premiação, realizado segunda-feira (10), em Brasília, selecionou 20 estudantes e professores em quatro categorias: poemas, crônicas, memórias literárias e artigo de opinião.

Em momento de emoção, a jovem Ana Letícia Oliveira recebeu o prêmio ao lado da professora Maria Gisélia Bezerra Gomes. A escola das duas, em Alto Santo, também teve outra vencedora, Isabela Kethyes Bezerra Lessa FOTO: DIVULGAÇÃO

Ana Letícia Oliveira Dutra foi a primeira a ser anunciada, pela categoria poema. Com o tema "Quero pintar de verde o meu sertão" a jovem relata os desafios de viver no sertão em tempos de seca. Na categoria memórias literárias, a premiada foi Isabela Kethyes Bezerra Lessa, com "O mundo encantado do engenho". As cearenses são da Escola Estadual Urcesina Moura Cantídio, do município de Alto Santo, localizado a 243 quilômetros de Fortaleza.


Mas o grande destaque é para a professora Maria Gisélia Bezerra Gomes, premiada com suas alunas. Ao subir ao palco pela segunda vez, Gisélia comentou que agora vai se aposentar. "Quero casar, cansei de namorar com livros", disse, em tom de brincadeira. Satisfeita pelo reconhecimento e com a sensação de dever cumprido, a professora revela o segredo que a faz ser tão premiada (em 2010, venceu na categoria poema). "Faço muitas aulas de campo. Com a experiência, os alunos têm ideias inovadoras e ficam mais inspirados para escrever", destaca.



Todos os 152 finalistas, entre alunos e professores, receberam medalhas de prata e tablets, e suas respectivas escolas receberão uma placa de homenagem. Já os 20 alunos e professores vencedores da etapa nacional ganharam medalhas de ouro e notebooks. As escolas nas quais estudam os 20 selecionados serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, projetor e telão, além de livros para a biblioteca. Logo após receber o prêmio, a professora Gisélia já planejava aumentar a sala de informática de sua escola.



Olimpíada
O modelo concebido pela Olimpíada é bianual. Neste ano, a terceira edição encerrou com a premiação de alunos, professores e escolas. A intenção é qualificar os profissionais para que eles trabalhem de maneira cada vez mais aprofundada o estímulo à leitura e à produção de textos em sala de aula.

0 comentários:

Postar um comentário