Nos últimos anos o município de Tejuçuoca vem avançando em vários setores, sendo perceptíveis os avanços na área da educação. Com a aprovação do plano de cargos e carreira do magistério, as notas das provas externas estão subindo a cada dia, e um projeto tem contribuído diretamente para essa melhoria, o projeto Agente Educar. O mesmo é uma iniciativa do governo municipal em parceria com a secretaria de Educação, onde os alunos que até então terminavam o ensino médio e não tinha oportunidade de continuar a estudar, tem a chance de cursar uma faculdade através de uma bolsa de meio salário, para pagar seus estudos. O projeto é destinado diretamente às pessoas que cursam ou querem cursar o ensino Superior. O projeto tem o prazo de 02 anos, podendo ser prorrogado por mais 02 anos. Vale ressaltar que a bolsa será suspensa nos casos de atrasos das mensalidades, desistência ou trancamento de sua matricula na universidade, ao concluir o curso, ou ao fim do tempo vigente de contrato, estipulado no edital de seleção.
Joames Mesquita Silva, agente Educar da E.E.F São Pedro |
Em contrapartida, os alunos que as têm, trabalham 50 horas/aula nas escolas do município com reforço escolar no contra-turno. Dessa forma, o projeto beneficia diretamente os alunos com dificuldades em sala, que tem a chance de estudar mais duas horas as disciplinas mais críticas e avaliadas pelo MEC, português e matemática.
A aquisição das bolsas, foi realizada mediante processo seletivo, onde fora abertas 150 vagas destinadas para os universitários. Joames Mesquita Silva, bolsista do projeto, leciona na Escola de Ensino Fundamental São Pedro na sede do município. O mesmo afirma que ao ingressar nesse projeto, teve a oportunidade única de cursar uma faculdade e agradece a Secretaria de Educação e ao prefeito Edilardo Eufrásio pela iniciativa e incentivo que o mesmo tem dado aos universitários através de ações e projetos como este.
Muitas ações que estão sendo feita nesse momento certamente terão um efeito maior no futuro, mais hoje já são visíveis as mudanças.
1 comentários:
Os alunos atendidos pelo projeto tiveram grande rendimento escolar não so com suas notas mas como tambem na questão de leitura, interpretação textual, reconhecimento de letras e *comportamento pois apartir do momento em que um agente educar vai na casa do aluno os pais sentem a presença da escola e apartir deste momento eles começam a perceber que a educação de seus filhos não e de responsabilidade apenas da escola mas como tambem de todos os pais.
Sou um Agente Educar e tenho orgulho de fazer parte de um projeto que revolucionara a educação de nosso municipio.
Marcilio Moura da Barra do Caxitoré
* Salvo quanto a questão da estrutura familiar
Postar um comentário