quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Comemoração da Independência



O município de Tejuçuoca realizou ontem, o desfile cívico de 7 de setembro. Várias escolas do município participaram da comemoração com seus pelotões. A concentração para o ato cívico se deu em frente ao centro interescolar e partiu daí até o centro da cidade, onde autoridades e a população esperavam ansiosos à passagem dos pelotões.


Liderada pela Escola de Ensino Médio Deputado Fernando Mota, as Tropas de pelotões formados por alunos e professores da rede pública de ensino, avançaram por toda extensão da Avenida Gabriel Aguiar Filho, encantando a população, que saiu até as ruas para melhor visualizarem o desfile.


Cada pelotão apresentava suas particularidades de acordo com as conquistas e atividades desenvolvidas nas escolas, bem como alguns fatos importantes ocorridos no Município.


A escola São Pedro, além de seus tradicionais pelotões, aproveitou a ocasião para divulgar sua gincana cultural, que este ano aborda o tema: “conhecendo Tejuçuoca”. Não faltou criatividade!

Ao final da passagem dos pelotões, todos se posicionaram para a execução do hino Nacional brasileiro e o hino do Município.


O Prefeito Edilardo Eufrásio assistiu todo o evento, e parabenizou a todos pela belíssima apresentação cívica. Também participaram deste ato, a vice-prefeita, Eurice Mota, Secretários e vereadores. A população prestigiou o evento durante todo o trajeto.

Cerca de 2 mil pessoas acompanharam a parada cívica, que teve início às 16h com a marcha dos pelotões organizados pelas escolas e terminou às 17:30h. Além dos alunos do município, também participaram da parada, alunos do ginásio, São Francisco de Assis de Itapajé, com sua banda marcial, professor Aroldo, que fez uma apresentação no fim do ato cívico.

A comemoração continua hoje, 08 de setembro, no distrito de Caxitoré, a partir das 16h. Várias escolas da região também irão participar do desfile.


História
A independência do Brasil é um dos feriados nacionais mais importantes do país. No dia 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, localizado na região onde se encontra atualmente o bairro do Ipiranga, em São Paulo, o D. Pedro I, então príncipe regente, expressou sua decisão bradando independência ou morte, ato que acabou historicamente conhecido como o episódio do Grito do Ipiranga. Com esse ato simbólico, o longo processo de emancipação política do Brasil chegava ao seu ponto decisivo.
Por Fábio Farias







































0 comentários:

Postar um comentário